Família que ama de verdade...ama para a liberdade.


Família que ama, constrói laços com um bolo de banana quentinho e café, e também com cobranças sem fim. Dessas que nos aborrecem, mas depois de um tempo fazem todo sentido e a gente sente saudade delas do mesmo jeito que sente do bolo quentinho de banana.


Família que ama, tem seus rituais, seus ciclos, suas manias...e a gente um dia acha tudo muito chato... e no futuro repete tudo com alegria e satisfação, porque faz sentido e diz quem somos. 


Família que ama funda na gente o sentido. Dá um chão e um teto, uma moldura para nossa identidade. Escolhem nosso nome sem nos consultar. Que coisa terrível, mas que bom que é assim. Quase sempre acertam, e não faríamos tão bem não é verdade?!


Família que ama enxerga a gente, de verdade. Mais do que gostaríamos ou queremos acreditar. Depois que passa aquela fase do “ninguém me entende” nos damos conta de que entendiam sim, a gente é que não se entendia tão bem. E ainda bem que eles estavam lá depois da batida de porta. E tinha bolo quentinho de banana e café. 


Família que ama, erra. É humana...reconcilia, pede perdão, perdoa. E se não pede e não perdoa, a gente segue em frente e perdoa mesmo assim, e corrige os erros não praticando eles novamente. Reescrevendo a história, começando por nós. 


Família que ama cria em nós senso de chamado, de rota, de que é preciso levantar e caminhar...que é no caminho que a gente se encontra e é encontrado. Ensina e aprende. Existe e deixa existir. Vive e deixa viver. Nos respeita e nos ensina a respeitar. Aceita e nos ensina a aceitar. 


Desejo que você tenha uma família que ama, e se você não teve ou não tem, que você se apresse em construir. Nunca é tarde, sempre é tempo...e você pode experimentar esse amor e essa liberdade com os seus hoje, agora. 


E daí acredito que você, assim como eu vai descobrir que família que ama, ama para a liberdade. E liberdade não é ir embora e existir somente em si e para si...liberdade é ser encontrado.